Bem-Vindo ao Fórum da Juventude Socialista de Vila do Conde
Bem-vindo ao fórum da js-viladoconde. Agradecemos desde já a tua visita e convidamos-te a fazeres o registo no fórum e assim participar activamente quer seja com opiniões, propostas, ideias, sugestões e até mesmo críticas. O importante é participares e contribuíres um pouco. Um pouco por ti, um pouco pelos jovens em geral e acima de tudo, por Vila do Conde. A juventude socialista conta com os jovens vilacondenses e sobretudo apela à participação de todos.

Contámos contigo!

JS-VC

Mário Soares: " Líderes da UE são incapazes e só pensam em dinheiro"

Ir em baixo

Mário Soares: " Líderes da UE são incapazes e só pensam em dinheiro"

Mensagem  André Lopes em Qui Dez 02, 2010 5:10 am



Mário Soares: " Líderes da UE são incapazes e só pensam em dinheiro"

"Os líderes europeus estão a arrastar-nos para uma decadência que pode levar à desintegração da UE, o que é um perigo real e fatal para a Europa e o mundo", disse Mário Soares numa entrevista ao Expresso, em Paris.


Na entrevista ao Expresso e, igualmente, numa conferência que proferiu ontem à noite, na Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, o ex-presidente português disse que não há atualmente líderes na UE que tenham um projeto global para salvar a Europa. "A União Europeia corre o risco de ir ao fundo", disse.

"A UE corre o risco de afundar-se por os dirigentes e as instituições não demonstrarem capacidade nem estarem à altura para gerir a atual crise", acrescentou.

"Cidadãos devem mobilizar-se"

"Os cidadãos europeus devem mobilizar-se e pressionar os governos e as instituições europeias para mudarem radicalmente de rumo, e o rumo que deve ser seguido é o de prestar atenção às pessoas, o de construir projetos económicos e não apenas pensar no dinheiro e nos défices", disse o ex-presidente.

"O problema já não está nas mãos dos dirigentes europeus nem nas suas instituições, está nas mãos dos cidadãos porque os dirigentes já demonstraram não quererem fazer o que devem e vão-nos arrastar para um problema que lhes vai ser fatal a eles próprios, mesmo à Alemanha, o mais rico de todos os países da UE", acrescentou.

"Os dirigentes da UE já não falam de projetos globais, não têm visivelmente nenhum, apenas falam entre eles de dinheiro", disse Soares ao Expresso. "Sem a mobilização dos cidadãos europeus já não voltaremos a pôr a União no rumo certo e vamos conhecer ruturas que podem ser perigosíssimas, muito negativas para o mundo inteiro", acrescentou.

"A Europa tem de resolver o problema dos créditos e dos défices, é um facto, mas se não arranjarmos um modelo económico que nos faça, por exemplo em Portugal e noutros países, escapar à recessão para reduzir o desemprego e as dificuldades enormes que têm as pessoas mais pobres, a classe média e muitos outros, vamos todos ao fundo", acrescentou.

Governo português deve "emagrecer"

'Sem ética, sem contrato social, sem projeto global político, social, económico e cultural, a UE vai afundar-se", afirmou Mário Soares. "Eu apelo aos cidadãos para se manifestarem pacificamente e para, através do voto, mudarem os governantes porque os atuais estão a mostrar-se realmente incapazes", concluiu.

Sobre Portugal, Mário Soares apelou ao entendimento do Governo com toda a oposição, deu a entender apoiar uma coligação governamental PS/PSD e aconselhou José Sócrates a "emagrecer" o executivo. "Que dialogue com os parceiros sociais e a oposição, que reduza fortemente o Governo, que acabe com muitos secretários de estado desnecessários e com essa montanha escusada de assessores, o que também deviam fazer os outros países
europeus", declarou.

Fonte: Expresso
avatar
André Lopes

Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/09/2010
Idade : 28
Localização : Vila do Conde

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum