Bem-Vindo ao Fórum da Juventude Socialista de Vila do Conde
Bem-vindo ao fórum da js-viladoconde. Agradecemos desde já a tua visita e convidamos-te a fazeres o registo no fórum e assim participar activamente quer seja com opiniões, propostas, ideias, sugestões e até mesmo críticas. O importante é participares e contribuíres um pouco. Um pouco por ti, um pouco pelos jovens em geral e acima de tudo, por Vila do Conde. A juventude socialista conta com os jovens vilacondenses e sobretudo apela à participação de todos.

Contámos contigo!

JS-VC

JS quer fim dos estágios não remunerados

Ir em baixo

JS quer fim dos estágios não remunerados

Mensagem  JS-VC em Dom Nov 21, 2010 6:58 pm

JS quer fim dos estágios não remunerados

A Juventude Socialista anunciou que vai solicitar audições com os ministérios da Ciência e do Trabalho para ajudar a alterar a legislação em vigor que permite estágios profissionais não remunerados.

Em declarações à agência Lusa o Secretário-Geral da Juventude Socialista (JS), Pedro Delgado Alves, afirmou que as questões ligadas ao Emprego serão uma das prioridades na intervenção futura da JS, nomeadamente a luta pelo fim dos estágios profissionais não remunerados.

"Hoje em dia a maior parte dos estágios são não remunerados, sendo um problema transversal aos vários tipos de atividade profissional. Sabemos que é uma área onde há muita resistência e onde é difícil encontrar consensos, mas queremos conversar com os responsáveis no sentido de contribuir para a alteração da legislação do setor", apontou.

Pedro Delgado Alves explicou que a JS vai aproveitar uma autorização legislativa implícita na proposta do Orçamento do Estado, que segundo o responsável permite no futuro mudar a legislação.

"Essa autorização legislativa vai admitir o princípio da remuneração, o que responsabiliza quem oferece estágio que terá de passar a oferecer um contrato de estágio, um subsídio de alimentação e um seguro de acidentes de trabalho, acabando desta forma com uma situação que até aqui era precária." atestou.
avatar
JS-VC

Mensagens : 29
Data de inscrição : 17/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: JS quer fim dos estágios não remunerados

Mensagem  Daniela em Seg Nov 22, 2010 3:46 pm

Olá, antes de mais queria parabenizar a Juventude socialista por ter criado um espaço como este, aberto à discussão e a partilha de ideias, convicções, opiniões, ou seja um espaço que abre portas à BOA política!

Em relação a este tema, tenho a referir que a acho uma grande medida, ou melhor, uma medida que nem deveria ser discutida ou apresentada, mas sim executada! Concordo plenamente com a remuneração nos estágios profissionais, pois todos os estagiários não deixam de ser profissionais empenhados e trabalhadores, daí não haver qualquer razão para a não compensação monetária do mesmo. Na minha opinião, a não remuneração do estagiario deveria ser considerada abuso/exploração uma vez que são-lhes exigidos os mesmos deveres mas não lhes é concedido os mesmos direitos!

Daniela

Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: JS quer fim dos estágios não remunerados

Mensagem  Fábio em Qui Nov 25, 2010 7:34 pm

Isso era muito bom mas não vejo como isso seja possível.

Muitas empresas tem graves dificuldades em pagar os seus trabalhadores e com uma despesa extra as coisas ainda complicam. As empresas não são obrigadas a aceitar estagiários e se tiverem de pagar pelo trabalho deles corre-se um risco serio de estes ficarem sem sítios para poder estagiar ou então cada pessoa terá de bater porta a porta a pedir um lugar para estagiar.

Esta é uma medida que agrada qualquer jovem universitário mas muito difícil de ser implementada.

Fábio

Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: JS quer fim dos estágios não remunerados

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum